sexta-feira, 17 de setembro de 2010



Colégio Olavo Bilac premia alunos que se destacaram em projetos de leitura e redação

A entrega dos prêmios foi na noite da última quarta-feira, 15 de setembro.

O Colégio Olavo Bilac, na noite da última quarta-feira, 15 de setembro, realizou a premiação dos alunos que se destacaram nos projetos ‘Hora da leitura’ e ‘O que o Hino do Paraná tem a dizer ao cidadão do século XXI’. A entrega dos prêmios foi no próprio colégio.

Coordenados pela professora Érica Lacerda, os alunos do Curso de Formação de Docentes desenvolveram um estudo aprofundado do Hino do Paraná e fizeram a produção de textos de formatos e linguagens livres, inspirados nesta temática.

“O projeto teve como objetivo divulgar o Hino do Paraná, para que os alunos compreendessem o que a letra tem a dizer, e teve como título, O que o hino tem a dizer para o cidadão do século XXI?”, comentou a professora.

Já os estudantes do ensino fundamental foram coordenados pela professora Márcia Terezinha Gimenez, que desenvolveu com eles atividades de leitura de livros, revistas e gibis. Para potencializar esta iniciativa, foi feita uma parceria com o projeto ‘Ler é bom, experimente’ – do autor Laé de Souza, onde a escola recebeu todo o material necessário para a realização das atividades.

Ao final do projeto, os alunos produziram textos utilizando os personagens do livro trabalhado, ‘Nos bastidores do cotidiano’. Estes textos passaram por uma seleção, sendo escolhidas três produções por turma.

“O projeto de leitura foi criado para incentivar os alunos, para que os mesmos leiam mais. O nome é ‘A hora da leitura’ e uma vez por semana os alunos param para ler e assim desenvolvem as redações”, explicou Márcia.

O aluno do 1º ano do Curso de Formação de Docentes, Rodrigo Batista da Silva, comentou sobre a oportunidade cedida pela escola. “A escola teve como objetivo mostrar para os alunos o significado do hino. Eu achei isso uma iniciativa muito válida”, disse Rodrigo.

Larissa França Pires, aluna do 2º ano do Curso de Formação de Docentes falou sobre o processo de produção de sua redação. “Eu pesquisei sobre a história do Paraná e comparei a linguagem de antigamente com a de hoje e assim usei um vocabulário bem fácil, para que todas as pessoas entendessem”, falou Larissa.

Muitos alunos ficaram felizes com a participação e produção dos materiais. “Esse projeto, que a professora realizou, é muito legal, nos estimula a ler e nos ajuda a melhorar a nossa escrita”, comentou Tamirys Stefany de Oliveira Ribeiro, estudante da 6ª série.

Os alunos que participaram do projeto do autor Laé de Souza ainda farão parte de uma seleção nacional, onde os melhores textos serão publicados em um livro.

Ouça nos áudios abaixo as entrevistas completas com os professores e alunos participantes dos projetos. Confira as fotos da premiação, na sessão Festas e Eventos.

Fonte: Danilo Pomin e Juciellen Ribeiro - Agência Tudo Ibiporã

Nenhum comentário:

Postar um comentário