quarta-feira, 22 de setembro de 2010



Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Nesta data as entidades que prestam assistência à pessoa com deficiência realizam diversas ações.

Nesta terça-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O tema desse ano é ‘Liberdade e o direito de escolha são os valores que queremos’ e o lema utilizado é ‘Chega de autoritarismo, vivemos em democracia’. Nesta data são realizadas diversas ações como palestras, manifestações e apresentações em todo o país.

Além destas atividades que estão sendo desenvolvidas no dia de hoje, as entidades que defendem os direitos das pessoas com deficiência elaboraram um manifesto e encaminharam a todos os candidatos à presidência do Brasil, pedindo para que os mesmos não deixem de olhar pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla e que não acabem com as escolas especiais.

Esse manifesto foi elaborado pela Federação Nacional das APAES – FENAPES, em parceria com outras entidades como a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENASP, Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB, e Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência – IBDD.

A vice-presidente da Federação das APAES do Paraná, Neuza Soares de Sá, defendeu o propósito do documento enviado aos candidatos. “Nós estamos expressando através desse documento o nosso descontentamento com o MEC, que quer acabar com as escolas especiais e incluir os alunos na rede de ensino público. Na verdade é que, nas escolas públicas, não há estrutura para receber a pessoa com deficiência e quem perde com isso são os alunos deficientes”, defendeu a vice-presidente.

Neuza explica que as escolas precisam de um preparo para receber o aluno especial. “Não é que a gente seja contra a inclusão dessas pessoas. Precisamos que isso vá acontecendo mais devagar, com responsabilidade para que os espaços sejam adequados”, comentou Neuza.

A APAE de Ibiporã desenvolveu nesta terça, o 4º Encontro sobre Inclusão, realizado na sede da instituição, que conta com a presença dos diretores da rede pública de ensino e das entidades que ofertam atendimento especializado aos deficientes de Ibiporã.

O diretor pedagógico da APAE de Ibiporã, Paulo Silvério Pereira, explicou sobre as atividades desenvolvidas no encontro. “As instituições que prestam assistência às pessoas com deficiência mostraram para os diretores a necessidade de haver um tempo maior para adequação e ajustes nas escolas, para que a pessoas com deficiência não perca tempo para se adaptar e que essas escolas ofereçam um ensino de qualidade”, enfatizou Paulo.

Paulo também falou sobre a importância das APAES para a pessoa com deficiência. “A entidade construiu esse suporte de assistência ao deficiente, realizando todo um processo histórico que tem que ser considerado e respeitado. Então nós não concordamos com a forma que isso está sendo colocado e nós exigimos liberdade e direito de escolha”.

Ouça no áudio abaixo a entrevista completa com o diretor pedagógico da APAE de Ibiporã, Paulo Silvério e com a vice-presidente da Federação das APAES do Paraná, Neuza de Sá.

Fonte: Danilo Pomin e Juciellen Ribeiro - Agência Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário